FLYFORUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Este tal de Hi Start

Ir para baixo

Este tal de Hi Start Empty Este tal de Hi Start

Mensagem por cebola Qua Fev 11, 2009 10:57 pm

Um pouco por um gap na história, outro pouco por montes de caras que recém iniciam e...se julgam pais da matéria e teclam muita asneira, vai lá como funciona o tal do hi start.

Primeira verdade, a posição e jeito do gancho de reboque.
Claro que me refiro a planadores, clássicos, asas voadoras , mas planadores...coisa sem motor.

Há que se ter um gancho de reboque normalmente na barriga do modelo, note que pode ser também na lateral em uma ou ambas.

A posição deve ser sob ou levemente a frente do CG, aliás, eu gosto de levemente atrás do Cg, pois empina o nariz o tempo todo, mas aí o planador deve subir sempre picado.

Para fazer o tal gancho nada como um simples arame destes de link, e um taco de madeira interna com vários furos e usando a rosca do link.
Estes furos vc pode tentar a cada centímetro, sob, para a frente ou atrás do Cg, notando que no máximo 1cm para trás e até 3cms a frente.

Particularmente eu faço uma rosca no taco usando o arame de link como tarraxa e fixo com um pingo de Ca fina, já basta para um Hi start de até 1cm de diâmetro.

Agora o hi start, para modelos leves use borracha cirúrgica de 6mm, uns 10 metros basta, se seu modelo for mais pesadinho, 800 gramas até 1,5 quilo, um tubo de 8mm. E...se for planador grandão o tubo deve ter de 10 a 12mm.

Neste elástico amarre uns 50 metros de linha de pesca tipo 100, (1mm) embaraça menos e na ponta que vai no planador, ou seja, a linha coloque uma arruela, para facilitar o desligamento (eu gosto daquelas tampinhas de lata de refrigerante que dão uma boa arruela).

Para vc ver quando as coisas acontecem, na ponta do planador, coloque uma bandeirinha de 25x25cms, ajuda a trazer a linha de volta e em muito, a saber, se o planador está de fato desligado.

Para fixar a ponta da borracha no piso use uma simples chave de fenda velha, fazendo na borracha um nó ao redor da chave espetada.

Tenha sempre que a ponta da borracha deve estar contra o vento de formas a que o planador seja sempre lançado contra o vento.

Como funciona; Vc engata o planador na linha e estica tudo, até uma boa tensão que assegure uma subida, sem no entanto gerar tensão enorme que fatalmente quebrará a asa de seu modelo. Aí um cara experiente pode ajudar e muito.

Como regra geral, vento fraco Hi start bem esticado, vento forte Hi start meio esticado.

Lance seu modelo com força, reto e se possível um pouco para cima, vai ajudar a dissipar muito energia, afastar seu modelo do chão e acima de tudo ganhar uma boa altura.

Se seu gancho estiver abaixo ou atrás do CG o modelo tende a rodar rápido subindo a 90 graus com o solo. Se estiver a frente o modelo subirá num ângulo menor, porém não ganhará tanta altura.

Crimes e virtudes

Hi star frouxo quebra mais modelo que esticado demais.

Asa fraca fecha mesmo

Hi start esticado demais em dia de vento, ou fecha a asa ou arrebenta a linha.

Cabrou na subida com gancho aberto (gancho dobrado com mais de 90 graus) vai acabar num estupendo looping com perda total (prefira gancho fechado 70 graus (para não soltar fácil mesmo)).

Zoom; com o modelo no topo do cabo, vc deve dar uma picada para ganhar mais aceleração, seguida por uma cabrada suave, até quase o estol do modelo. Este "quase estol" só uma certa prática ensina, o mais comum é estolar feio azarando toda a subida, ou sair picado , também azarando um bocado.

Bom é meio isto.

Em caso de dúvida me pergunte.

Cebola
cebola
cebola

Mensagens : 61
Data de inscrição : 27/01/2009
Localização : são paulo-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos