FLYFORUM
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Existe uma diferença entre planador e planador.

2 participantes

Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por cebola Qua Fev 11, 2009 11:29 pm

Verdade que as regras de futebol de botão são diferentes de futebol de campo.

Assim também é meio com planadores.

Durante toda minha vida alternei planador de verdade com aeromodelos, isto me ensinou que os dois são altamente diferentes para voarem bem.

Planador grandão
Função básica levar gente, planar bem, ser manobrável e subir razoável mente em térmicas.

Fatos contundentes: Se entra gente dentro tem que ser gordinho.
Se voa em térmica deve planar bem e afundar pouco.

Para tal, se fazem asas muito alongadas, para minimizar o arrasto.

E se tem asas longas, há que ter uma estrutura muito, mas muito forte na longarina.

Nunca esquecer que planador grandão é levado para cima por um avião e...se desliga entre 500 e 600 metros, onde as térmicas são bastante fortes. Muitas vezes a 1000 metros mais fortes ainda.

Agora os aeromodelos

Não levam gente, logo podem ser menos gordinhos.

Como são leves afundam menos, mas planam menos ,isto se deve a fatores como escoamento nas asas, sua largura e velocidade, além da viscosidade do fluido , num mix maluco chamam de número de Reynolds, que num planador de verdade beira 1 milhão e meio, e num modelo apenas 60 mil. pode parecer estranho, mas um modelo impõe menos ao ar que um verdadeiro e aí reside toda a encrenca.

Este número se obtém multiplicando a corda da asa pela velocidade pela densidade do ar (no caso), e é a base para se saber se seu modelo de fato voa com o extradorso ou apenas pindura pelo extradorso tipo pipa.

Note que a maioria dos aeromodelos usa 20% do extradorso e 80% do intradorso, o resto é apenas arrasto.

Ailerons, diedros flaps e outros. Nos grandões aileron é básico, desde que voado direito, ou seja, coordenado com o leme. Aí tem muita coisa a ser dita, mas a principal é a velocidade, pois a quantidade de comando de cada qual varia com velocidade.
A gente leva muita bronca do instrutor por estar descoordenado, mas isto pode significar estar voando de lado ou meio na faca.

Nos planadores aeromodelos aileron é máquina de fazer arrasto, pois a partir de uma determinada altura vc já não sabe o quanto dar de leme ou de aileron e por princípio descoordena.

Fator peso; Aí tem muita asneira que se fala, o que manda não é peso e sim carga.
Carga é peso dividido por superfície, quanto maior a carga maior a velocidade e também maior o arrasto.
Nos planadores grandões o tal do Reynolds é alto e a asa voa com bastante mais rendimento, além de poder levar uma carga maior que os modelos. Algo assim, um planador grandão pode facinho voar com 150 a 200gramas dm2, já um aeromodelo, quando muito 25gramas dm2.
Já um jumbo numa boa com quase 1 kgp dm2(ou mais)

Conclusão dos fatos

Para que dê certo planador grande é planador grande, aeromodelo é aeromodelo.

E...se alguém me perguntar sobre modelos escala....

Bom..... Voam né!
Mal pacas! Rolling Eyes
Nunca serão como um escala 1:1


Cebola
cebola
cebola

Mensagens : 61
Data de inscrição : 27/01/2009
Localização : são paulo-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Re: Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por Admin Qua Fev 11, 2009 11:55 pm

Cebola, agora que comecei nos plandores reais, me interessei pelos aeromodelos, porem o desenho de um aeromodelo planador não me parece tão atraente. Um modelo de um Puchacz, ou um PW-5 voaria mal numa escala de mais ou menos 1,60?

Admin
Admin
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 32

https://flyforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Re: Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por cebola Qui Fev 12, 2009 9:35 am

Admin escreveu:Cebola, agora que comecei nos plandores reais, me interessei pelos aeromodelos, porem o desenho de um aeromodelo planador não me parece tão atraente. Um modelo de um Puchacz, ou um PW-5 voaria mal numa escala de mais ou menos 1,60?

Para que um Puchcz pudesse voar bem, teria uns 5 metros de envergadura, pois a ponta da asa ficaria muito estreita numa escala menor e daí estolaria muito fácil.

Note que planador de verdade é gordinho, pois leva gente dentro, e um modelo escala teria muito arrasto.

Já tive planadores escala e todos sem excessão voaram mal.

E o Puchacz ou o PW5 não são lá dos melhores para aeromodelo.

Se vc quizer fazer um planador escala, tente um vintage tipo Olimpia, Grunau ou o Minimoa, estes nasceram de aeromodelos, mas dão um enorme trabalho.

Mas..nunca esqueça , para que dê minimamente certo devem ser grandes e em balsa, senão vc vai perder seu tempo, grana além de um certo desapontamento.

qq coisa me fala

cebola
cebola
cebola

Mensagens : 61
Data de inscrição : 27/01/2009
Localização : são paulo-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Re: Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por Admin Qui Fev 12, 2009 11:26 am

Cebola, qual planador voce me indicaria, para começar?

Admin
Admin
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 32

https://flyforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Re: Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por cebola Qui Fev 12, 2009 12:11 pm

Admin escreveu:Cebola, qual planador voce me indicaria, para começar?

Existem vários, alguns meio com cara de planador verdadeiro outros nem tanto.

Um muito bom é o bird Of time, voa muito, mas é meio fora de escala real. Outro chama-se Paragon, mais fácil de montar, mas voa pouco pior (não muito).

Estes são apenas planadores, sem motor, sobem com hi start.

Já com motor, coisa que julgo muito útil em se considerando nossa falta de campo, tenho vários a indicar, mas deles o Ax (desenho meu) que o Fabrício vende o Kit é o melhor deles, custa R$ 190,00 cortado, com toda a balsa e é só montar.

qq. coisa me liga meu tel, ou te mando por MP
cebola
cebola

Mensagens : 61
Data de inscrição : 27/01/2009
Localização : são paulo-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Re: Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por Admin Qui Fev 12, 2009 1:27 pm

Cebola, eu vejo que o custo da montagem de um avião em balsa, nem é tão pesado na parte da madeira. ele pesa mais na hora da entelagem, pois um rolo de monokote é bem caro, e como não se vai entelar o modelo com uma cor só, fica mais caro, voce sabe de algum material que seja mais barato que o monokote para a entelagem?

Admin
Admin
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 32

https://flyforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Re: Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por cebola Qui Fev 12, 2009 9:23 pm

Fábio

Bom, tomando por base o Ax, o kit custa R$ 190,00, o Monokote R$ 55,00 (o meu fiz de uma côr só), o motor e Esc R$ 120,00 (emax 2822), mais 2 servos baratos R$ 60,00 (ambos).

Tudo saiu R$ 420,00

O planador vai fazer 1 ano e voa todo FDS, e praticamente se pagou.

Note que planadores não sofrem desgaste, o que estraga é entelagem, (ou pior o pó) talvez por isto eu só use o Monokote.

Tenho modelos com quase dez anos voando, que estão novos.

Acho que economizar na hora da entelagem, é um tiro no pé, afinal é ela é quem acaba o modelo.

Existes sedas, Nylons papeis, mas furam empenam ou duram pouco.

Acho mesmo que vale o esforço e montar um planador com o melhor que se pode, pois é garantia de durar bastante.

Só dou um conselho, evite outros termocontráteis, pois exceto o Oracover (que é mais caro) são uma boa porcaria.

Uma boa opção é o nylon de tela de silk screen, mas numas custa o mesmo ou mais que o Monokote, com desvantagem de ser branco.
cebola
cebola

Mensagens : 61
Data de inscrição : 27/01/2009
Localização : são paulo-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Re: Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por Admin Qui Fev 12, 2009 9:47 pm

cebola, outro problema que eu ja ví, é o fato do monokote poder "empenar" a asa, na hora em que encolhe. Há alguma solução para isso? algo como um gabarito.

Admin
Admin
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 32

https://flyforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Re: Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por cebola Sex Fev 13, 2009 9:10 am

Fábio

O monokote se empena, acontece no bordo de fuga, que dependendo da espessura (muito fino) e dureza da balsa, pode flapar para cima ou para baixo. Neste caso não existe conserto.

No resto da asa, vc gerencia o empenamento fazendo inclusive wash out, usando calor para ajeitar a asa conforme seu interesse.

Acho esta a maior vantagem deste material, vc deixa do jeito que convier.

Mas note, estrutura muito frágil, não deve ser entelada com Monokote e sim com Oracover ou oralight. Pois não puxam tanto.

Gosto do monokote pelo amortecimento estrutural, pois mesmo não usando chapeado ou "D BOX", a asa nunca dá flutter, e...também porque dura muito tempo, é um material muito rígido e substituí o chapeado que pesa montes.
cebola
cebola

Mensagens : 61
Data de inscrição : 27/01/2009
Localização : são paulo-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Re: Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por Admin Sex Fev 13, 2009 10:57 am

o AX pode ser constuido por alguem que nunca construiu em Balsa? ou tem uma construção mais complicada?

Admin
Admin
Admin

Mensagens : 34
Data de inscrição : 26/01/2009
Idade : 32

https://flyforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Re: Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por cebola Sáb Fev 14, 2009 12:12 am

O Ax foi concebido para ser montado como uma espécie de Puzle.
Lembra mais um quebra cabeças que vc passa cola por cima.

Mas qq dúvida a gente ajuda né?
cebola
cebola

Mensagens : 61
Data de inscrição : 27/01/2009
Localização : são paulo-S.P.

Ir para o topo Ir para baixo

Existe uma diferença entre planador e planador. Empty Re: Existe uma diferença entre planador e planador.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos